terça-feira, 20 de abril de 2010

Esclarecimentos a todos

Caros Amigos,
     A partir de hoje, tentarei ser mais  objetivo  neste Blog, sem muitas brincadeiras também, para que todos recebam a noticia de modo claro e explicativo, e para que não tenham duvidas do que esta acontecendo, e para que não haja mais especulação acerca da saúde de meu pai.
     Com isto, vou recaptular toda a estoria, para que fique claro a todos EXATAMENTE o que está acontecendo.
     No dia 25/12/2009 levei meu pai ao Hospital Santa Luzia, em Brasília, para uma dor nas costas que o incomodava a ponto de ter dificuldades de deitar-se na horizontal. Foi feita uma Tomografia de todo o abdómen, e um exame de sangue, que constatou uma pequena inflamação na base do pulmão esquerdo, e um tumor de cerca de 10cm no rim esquerdo.
     A preocupação maior dos médicos foi tratar da inflamação no Pulmão, com receio de ser uma embolia pulmonar. Por isto, a medida imediata foi levá-lo para a UTI, para que pudesse ser diagnosticado se realmente era uma Embolia Pulmonar ou não. Depois de 3 dias de UTI, descobriu-se que não era uma embolia, e sim líquido no pulmão (ainda não se sabia qual era o líquido).  Com relação ao tumor, tinha algumas características de ser maligno, mas só poderia se confirmar após a biopsia.
     Como nas últimas tentativas de ser atendido nos hospitais de Brasília foram frustradas (mandaram meu pai para casa por duas vezes alegando que a dor dele era um desconforto com gases, e receitando luftal), decidimos ir a São Paulo, com um médico de nossa confiança. Dr. Hussein - Cardiologista dele, e de muitos que estão lendo este blog.
     Chegando em São Paulo, o Dr. Hussein nos recebeu já com a Dra. Ana Rita, para que iniciássemos o tratamento que fosse o mais adequado. Depois de alguns dias, e procedimentos realizados para a Biopsia, foi constatado que se trata de um Linfoma Não-Hodgkin no rim esquerdo, pegando algumas células do baço.  Ou seja, é apenas UM tumor, no rim esquerdo. Diagnosticado o problema, fomos ao tratamento em Sí.
     A primeira coisa a ser feita era retirar o líquido do pulmão através de uma punção. O Líquido que estava no pulmão, é um líquido que o próprio sistema respiratório produz, que serve para lubrificar a Pleura, e depois ele é absorvido pelo sistema renal. Como o rim esquerdo estava comprometido pelo tumor, o sistema renal teve dificuldades de absorver o líquido pleural, que se acumulou no pulmão esquerdo, provocando a inflamação.
     Após a punção, foi feito um acompanhamento, ainda em janeiro, do pulmão esquerdo, e desde então, ele tem funcionado perfeitamente. Em paralelo a isto, começou a primeira sessão de quimioterapia, que surtiu efeito no tumor, reduzindo-o e fazendo com que o rim voltasse a trabalhar normalmente. Por isso, não tivemos mais problemas com o pulmão.
     O cronograma inicial consistia em 4 sessões de quimioterapia. Após isto, seria feita uma nova análise do quadro dele, para então decidir por mais duas sessões, ou então uma mudança de tratamento.
     Todas as 4 sessões ocorreram bem, dentro do esperado. Sem nenhuma reação anormal. (aos que foram visitá-lo neste período, puderam comprovar isto).
     Após a quarta sessão, foi realizado um novo PET. Após este resultado, os médicos dariam novo direcionamento no tratamento.
     Com o resultado do PET em mãos, os médicos constataram que as células sensíveis foram todas atacadas com sucesso pela quimioterapia. O Tumor, que tinha cerca de 10 cm no inicio do tratamento, estava bem murcho, com cerca de 3,5cm. Como já expliquei em um post anterior, as células não-sensíveis permaneceram no organismo, e expulsaram as drogas da quimioterapia. Com isto, elas continuam lá, e podem continuar se desenvolvendo.
     Por conta destas células não sensíveis, a droga da quimioterapia foi alterada, para um composto de drogas que atacará exatamente estas células que não foram sensíveis ao primeiro composto da quimioterapia.
     A previsão é de que se façam duas sessões desta nova quimioterapia, uma nova análise através de um outro exame (imagino que provavelmente será outro PET). E se tudo estiver dentro do esperado pelos médicos, teremos mais duas sessões desta mesma quimioterapia. Quando as 4 sessões se acabarem, tudo correndo como o esperado, haverá uma avaliação médica, para que seja feito um auto-transplante de medula (já foi retirado sangue da medula dele), para que ele possa começar a produzir células limpas. A partir daí, ele terá acompanhamento trimestral, como minha mãe tem até hoje, mesmo depois de 8 anos passados do câncer dela.
     A primeira sessão desta nova quimioterapia transcorreu muito bem. Ele não teve nenhum enjoo, ânsia de vômito, ou outro efeito colateral físico, e nem sentiu o corpo cansado também. Está realmente bem disposto, absolutamente independente pra tudo.
     O problema desta nova sessão são os efeitos colaterais do corpo, que são: Imunidade, Hemoglobina e Plaquetas com quedas bruscas. Por isto é que existe a necessidade de ele ficar no hospital, para que seja feito exame de sangue e urina diariamente.
     Na semana anterior, todos os níveis estavam baixos. Ele tomou uma transfusão de sangue, de quinta para sexta, pois a quimioterapia provocou uma pequena anemia. Foram apenas 300ml de sangue de um dia pro outro. A Imunidade dele tem subido diariamente e HOJE, está em quase 4.000 (entre 4.000 e 11.000 é normal em qualquer cidadão). Ou seja, já está em um nível muito bom.
     Com relação às plaquetas, é que estamos na luta. Elas estão bem abaixo do normal. E o risco de plaquetas baixas é grande, pois pode haver alguma pequena hemorragia e por isso precisam subir. Como o corpo dele não está produzindo plaquetas por alguns dias (mais um efeito colateral da quimo), é preciso tomar diariamente uma "bolsinha" com plaquetas. É um saquinho pequenininho, mas que ajuda as plaquetas subirem "na marra". Esta bolsinha geralmente é aplicada em 40 minutos, e no dia seguinte já é notória a subida do índice de plaquetas no organismo dele.
     Ele está recebendo estas bolsinhas com plaquetas desde sábado. Por isto, mais uma vez, que é importante estar no hospital para receber toda a assistência quando necessário.
     Mas realmente ele está disposto, corado, desce pro 2o andar pra ir para a academia do hospital, passeia pra lá e pra cá, trabalha. fala no telefone. Só que está confinado no hospital até o fim do tratamento.  Este confinamento é um desafio psicológico para ele e todos nós. Mas não é nada que não possamos superar.
     Espero que desta vez tudo tenha ficado mais claro a todos vocês. Consideramos que um dos melhores remédios para enfrentar esta doença é o bom humor, e pensamento positivo. Por isto, meus posts no Blog são sempre recheados de humor e brincadeiras. Afinal de contas ele também lê o Blog e se diverte com as brincadeiras, assim como alguns de vocês.
     Temos consciência de que não é um tratamento de gripe. É uma doença extremamente séria, gravíssima, com uma pessoa de mais idade, em é uma pessoa mais do que especial para muitos os que lêem. Se ele é especial para todos, imaginem para nós, filhos e  esposa, que estamos unidos incondicionalmente ao lado dele neste que, julgamos ser o momento mais difícil da vida deste homem maravilhoso que se doou ao trabalho, e ao País como ele, e que ajudou a tantas pessoas por aí.
     Mas nós, da família, tomamos a decisão de encarar toda esta situação com bom humor, pensamento positivo, energia positiva, e acima de tudo, com muita FÉ!. Cremos em Deus pai Todo Poderoso, e sabemos que Deus não faz nada em Vão. Se ele enviou um desafio deste para nós, é por que podemos vencê-lo. "Deus não nos dá uma cruz maior do que podemos carregar". Se recebemos este obstáculo de Deus, é por que temos que superá-lo, para mostrar que temos Fé. E NÓS VAMOS VENCÊ-LO!
     Por último, peço que não se intimidem em ligar para mim, minha mãe e Vívian. Sei que alguns de vocês podem ficar sem graça de ligar. Mas preferimos mil vezes que liguem para nós, do que fiquem especulando com outras pessoas, e que o problema acabe parecendo muito maior do que já é. Portanto, antes de especular, por favor, liguem para nós.
     Não irei colocar o telefone de todos aqui, pois isto é um Blog, e é público. Ou seja, qualquer pessoa na Internet poderá obter estes números. Por isso, aos interessados, enviem um e-mail para mim, e retorno com todos os números de telefone da Família para que possam perguntar o que bem entenderem. Meu e-mail é tguerreiro@gmail.com .
     Mais um esclarecimento:  A doação de sangue que pedi no último post é para o Hospital do Coração (HCor) e não para meu pai. Ou seja, pode ser QUALQUER TIPO DE SANGUE para repor o banco de sangue do hospital. O sangue que vocês irão doar, não vai diretamente para ele. Vai para o banco de sangue, para ajudar muitas outras pessoas, além dele. Graças a atitudes como a de vocês, de doar sangue, ele está recebendo plaquetas de uma outra pessoa qualquer que não conhecemos. Portanto, ajudem!
     O meu mais sincero agradecimento a todos vocês, com pedidos de que as orações continuem, pois estão surtindo efeito!
Portanto, JOELHO NO MILHO!
     Beijos a todos,

Thiago Guerreiro.

5 comentários:

Unknown disse...

Queridos Renato, Carol,
Vivian e Thiago...
Continuo em oração pelo querido primo Renato, e concordo inteiramente com o Thiago quando disse que:
"Deus não nos dá uma cruz maior do que a que possamos carregar".
A Fé é algo muito forte, e com
certeza logo esta fase difícil terá passado, e o "Playboy"
junto com sua "Coelhinha" e filhotes, já terão
retornardo para Brasília.

Beijinhos com muito amor por vocês.

A prima,

Carminha

Brasília,20/04/2010

Minutti e Lola disse...

Amigo,

Estamos com vocês!!! Vamos continuar nossa corrente de fé!

Beijo no coração.

Minutti e Lola

Paulo Murilo disse...

Grande Thiago,
Com vocês, sempre.

Beijos,
Tio Beto, tia Regina, Dani, Dara, Jorginho e Pauil.

Lívia Maciel disse...

Queridos, estou um pouquinho longe mas com meu pensamento e carinho por vcs.
Um grande abraço e muitas bênçãos!

Bruna Guerreiro disse...

Thiago, esse esclarecimento e a explicação de todo o histórico foram muito úteis. Concordo que as pitadas de humor são necessárias pra enfrentar uma rotina cansativa e estressante de hospital, mas realmente é bom de vez em quando recorrer à seriedade, porque a gente que fica aqui, acompanhando de longe, recebe notícias de tantas fontes que vira "telefone sem fio".

Mas o pensamento, acredite, está TODOS OS DIAS com vcs. Não passo um só dia sem pensar em vocês com todo carinho e toda força do meu amor. Vocês todos são muito especiais pra mim, e espero que saibam disso, mesmo com meu jeito "na minha" e agora tb a distância física.

Sigo no monitoramento da contagem de plaquetas e leucócitos, pegando os boletins diários com minha mami. : )

beijos saudosos!!